top of page

O I Colóquio de Direito e Arte, realizado pelo Anátema – Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), busca dar continuidade as discussões desenvolvidas pelo grupo no segundo semestre de 2016.

 

Durante os encontros, percebeu-se que algumas questões se colocam como desafios ao avanço da pesquisa sobre Direito e Arte no Brasil. A primeira (e talvez a mais fundamental) seja a de apreender os parâmetros de pesquisa e produção de conhecimento discutidos nos campos nos quais a manifestação artística é tratada como fonte documental, como a História, a Linguística, a Musicologia, dentre outras, e analisar a possibilidade de traduzi-los para o âmbito jurídico.

Neste sentido, o  objetivo central do evento é discutir e debater de que forma essas manifestações artísticas podem ser compreendidas como fontes de pesquisa e em que medida podem auxiliar na construção e na compreensão do fenômeno jurídico. Em torno deste assunto, gravitam questões relacionadas à produção de conhecimento jurídico como a percepção social a respeito do discurso sobre Direitos Humanos, as possibilidades de utilização da teoria literária na prática jurídica, a relação entre Ciência do Direito e a Análise do Discurso, a lei como uma representação social e os imaginários sociais que influenciam e são influenciados pelo mundo jurídico, dentre outros.

Marcado pela diversidade interdisciplinar, o Colóquio contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento além do Direito, como História, Literatura, Linguística, Design e Música.

 

Ma. Amanda Muniz Oliveira
Me. Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos

(Comissão Organizadora)

Apresentação

Anais do I Colóquio de Direito e Arte:

Música, cinema e literatura

ISSN: 2526-2904

bottom of page